Venha pra Roda e compartilhe!

Todo projeto nasce de uma vontade. Assim surgiu a Rede Sociocriativa do Coco de Roda, da vontade de duas amigas, as produtoras culturais Nicolle Freire e Simone Cavalcante, de realizar um trabalho de base com grupos de cultura popular. A ideia foi abraçada, conjuntamente, pelo mestre de coco, Jurandir Bozo, e o Instituto Ação de Desenvolvimento/Banco do Cidadão para a Cidadania, presidido por Pedro Verdino. Estava formada, então, a frente de execução da Rede.

O projeto saiu do campo das ideias e se materializou com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, Prêmio Eris Maximiano (FMAC). Essa premiação garantiu, durante nove meses do ano de 2017, a realização de quatro oficinas e duas palestras; a produção de uma coleção multimídia voltada ao empreendedorismo - site, catálogo e DVD; e a organização do Encontro de Coco de Roda no Mirante do Jacintinho, reunindo 11 grupos atuantes em Maceió.

As oficinas, divididas em oito encontros, tiveram conteúdos teóricos e exercícios práticos, realizados tanto em grupo como individualmente, em estúdio e nas locações de gravação ocorridas no Teatro Deodoro no mês de junho. As palestras aconteceram em parceria com o Sesc, durante a realização do Sonora Brasil que, nesta edição, celebrou o coco de roda. No total, foram 44h de imersão total em novos conhecimentos nas áreas de produção cultural, assessoria de comunicação, vídeo e passos tradicionais da dança.

Dessa construção coletiva, resultaram importantes produtos culturais. Na oficina de Assessoria de Comunicação, os grupos escreveram os textos sobre sua própria história, publicadas nesta publicação. Alguns também melhoraram o desempenho de seus canais de divulgação, aprendendo, por exemplo, a usar com mais eficiência as mídias sociais.

Na oficina de Produção de eventos e formas de empreendedorismo, trocaram informações sobre formas de promover e fazer circular suas ações empreendedoras., que abrangem desde campanhas, feijoadas, bingos e até, acredite, um cortejo funerário – realizado pelo grupo Mandacaru. Discutiram novos caminhos de pôr em circulação diferentes produtos, fortalecendo suas marcas.

Um vídeo de curta duração foi o resultado da oficina Foto & vídeo de baixo custo.  Num ritmo colaborativo e muito envolvente, selecionaram fotos e trilhas, gravaram offs, editaram e finalizaram a narração de suas histórias, com legendas e efeitos visuais. 

A oficina Passos Tradicionais do Coco contribuiu, por sua vez, para o trabalho em andamento, em que os grupos puderam enriquecer seus ensaios e coreografias para o momento de gravação do clipe no teatro. No DVD, as trilhas de músicas da tradição oral surgem nas vozes de cantadores dos grupos.

O formato do Encontro de Coco e o desenho do site foram discutidos, assim como a escolha do nome do evento. Por seis votos, a proposta vencedora foi Trupé alagoano – encontro de cocos de roda de Maceió.

Momentos de descoberta, criação colaborativa e quebra de conceitos. Os participantes de cada grupo tiveram a oportunidade de se enxergar um ao outro no mesmo patamar de desafios, obstáculos e conquistas do cotidiano. Compartilharam, juntos, experiências, atitudes e formas de trabalho, tornando-se protagonistas de sua própria história, numa longa jornada de encontros. Foi inesquecível!

Com o projeto, pretendíamos estimular a criação de uma rede colaborativa. As oficinas foram estratégias criadas para proporcionar capacitação e vínculo entre os grupos. Os produtos gerados, fru

tos de colaboração mútua, aprendizado coletivo, podem se transformar, agora, em ferramentas para ampliar a visibilidade do coco de roda alagoano, gerar sustentabilidade aos grupos e novas oportunidades de negócios.

Nossos agradecimentos a todos/as os/as participantes das oficinas. Suas ideias, produções e escrita criativa foram os pontos de sustentação da Rede, tornando os desejos individuais numa bela construção coletiva. Que da Rede Sociocriativa do Coco de Roda nasçam outras vontades, para o fortalecimento do Coco Alagoano!

Agosto de 2017

Mês da cultura popular

Nicolle Freire e Simone Cavalcante

Produtoras culturais

Search