A Rua Coronel Salustiano Sarmento, no bairro do São Jorge, foi o cenário para a criação do Coco de Roda Xodó Nordestino, em 19 de setembro de 2008. A ideia partiu de um grupo de amigos, que sempre gostaram de se envolver com atividades culturais.
Os ensaios reúnem componentes de vários bairros adjacentes ao São Jorge, como Barro Duro, Jacintinho, Feitosa, Tabuleiro do Martins, Clima Bom e Pescaria. As apresentações exploram sempre temas da história da cultura popular, com o objetivo de atrair cada vez mais jovens para esse mundo maravilhoso.
O grupo vem se mantendo com eventos realizados ao longo do ano, além de alguns contratos com empresas do setor privado. Com esses recursos, são produzidos os figurinos e financiada a infraestrutura das apresentações.
Os figurinos trazem as cores do Estado de Alagoas – azul, vermelho e branco. Já a parte musical utiliza instrumentos tradicionais, como pandeiro, tarol, surdo e ganzá.
Na sua trajetória, Xodó Nordestino participou dos melhores campeonatos do Estado. Conquistou o quarto lugar no Festival Alagoano de Cocos de Roda, em 2012, e foi premiado em outros concursos. Em 2017, houve uma fusão temporária do grupo com o Raridades (ver fotos), formando o Raroxodó, para fins de competição.
Líderes do grupo
ADRIANO SILVA
RILDO SILVA
RAFAEL SILVA
SEBASTIAN SANTOS
Serviços
- Apresentação artística grupo completo
- Apresentação artística grupo reduzido
- Curso para formação de grupos de coco em escolas
Contatos
Telefones: 82 98109-5377 / 98764-2593
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.